quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Fantasmas de Hogwarts

    Para comemorar o dia das bruxas, resolvi trazer uma seleção com alguns fantasmas de Hogwarts, o cenário bruxo mais conhecido do mundo.



1. Barão Sangrento                            

Barão Sangrento (The Bloody Baron) é o nome de um dos fantasmas que vivem em Hogwarts, na série Harry Potter escrita pela britânica J. K. Rowling.
  Ele é o único na escola que consegue realmente controlar Pirraça, o Poltergeist. Tem esse nome porque seu corpo é coberto de sangue prateado. No último livro da série se descobre que suamanchas de sangue surgiram de um conflito que tivera com Helena Ravenclaw, conhecida como Dama Cinzenta, filha de Rowena Ravenclaw, uma das quatro fundadoras de Hogwarts. Querendo ser mais inteligente e importante que a mãe, Helena havia roubado o diadema mágico de Rowena e fugido. À beira da morte, Rowena pediu ao Barão que trouxesse Helena de volta para que visse a filha pela última vez, confiando que ele não descansaria até fazer o que ela pedira. O Barão sempre amara Helena, mas sempre teve suas propostas amorosas recusadas. O Barão encontrou-a em uma floresta, mas ela não quis voltar. Conhecido por seu temperamente colérico, e com inveja da liberdade de Helena. Ele acabou à matando. Ao ver o que fez e cheio de culpa, apanhou a arma que usara ao matar Helena e se matou. Até hoje anda pelo castelo arrastando correntes como um ato de penitência.

2. Dama Cinzenta
   Helena Ravenclaw ou, como é conhecida, Dama Cinzenta é uma personagem da série de Harry Potter. É um fantasma residente da escola de magia Hogwarts e residente na torre da casa Corvinal.
   Foi filha da co-fundadora de Hogwarts Rowena RavenclawHelena roubou o diadema da mãe, que tornava quem o vestia mais inteligente, e o escondeu em uma floresta na Albânia. Em seu leito de morte, Rowena mandou um homem atrás dela com o intuito de ver a filha novamente. Este homem, o Barão Sangrento, amava Helena, porém reagiu com violência quando esta recusou-se a voltar com ele, e matou-a. Com remorso, ele suicidou-se logo depois. Helena e o Barão mais tarde voltaram para Hogwarts como fantasmas.
Por séculos a Helena recusou-se a responder sobre a localização do diadema, somente contando a um aluno - Tom Riddle, que após achar o diadema tornou-o uma Horcrux, e escondeu-o na Sala Precisa de Hogwarts.

3.Frei Gorducho

O Frei Gorducho é, na obra de J.K. Rowling, o fantasma que reside na casa da Lufa-lufa. É alegre e bastante indulgente. Em Harry Potter e a Pedra Filosofal quando os primeirantistas estão esperando pela professora McGonagall voltar e os fantasmas passam por eles, Frei Gorducho está pedindo para que dessem uma segunda chance a Pirraça, o poltergeist, apesar dos problemas causados por ele.
Foi interpretado no filme por Simon Fisher-Beck.

4.Murta Que Geme

   Murta Que Geme ou Murta Queixosa (em Portugal) (13 de Abril de 1930 – 13 de Junho de 1943) é um personagem ficcional da série Harry Potter. Ela é um fantasma que vive no banheiro feminino do segundo andar da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e está sempre choramingando, gemendo, resmungando e afastando todos do banheiro do segundo andar.
   Shirley Henderson fez a Murta Que Geme nas adaptações cinematográficas de Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Murta é o fantasma de uma garota que morreu em Hogwarts 50 anos antes dos eventos do segundo livro. Ela foi assassinada aos 14 anos de idade. Na ocasião em que morreu, ela estava se escondendo no banheiro feminino porque Olívia Hornby estava caçoando dos seus óculos. Ela estava chorando, mas, de repente, ouviu um barulho e foi averiguar quem era. Quando abriu a porta do seu cubículo ela morreu. Isso aconteceu porque Murta olhou nos olhos do basilisco.
   Murta Que Geme é um personagem muito importante em Harry Potter e a Câmara Secreta, pois ela ajuda Harry Potter e Ron Weasley a descobrir sobre o monstro dentro da Câmara Secreta. Coincidentemente, a entrada para a Câmara Secreta é também nesse banheiro.
Murta também ajuda Harry na segunda tarefa do Torneio Tribruxo.
Apesar de Cedrico Diggory ter indicado a Harry que ele tomasse banho com o ovo e fornecer a senha do banheiro dos monitores, foi a Murta quem ajudou Harry a resolver o mistério sugerindo que ele abrisse o ovo debaixo da água, pois assim ouviria a voz das Sereias.
Murta aparentemente tem uma atração por Harry (ela já até o convidou para dividir o banheiro com ela se ele eventualmente morresse numa missão).
   Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe ela aparece para consolar Draco Malfoy, o qual estava preocupado com a tarefa que Lord Voldemort ordenou que ele cumprisse. Murta fica raivosa quando falam sobre a sua morte, exceto com Harry Potter.

5.Nick Quase Sem Cabeça 
  Nick quase sem Cabeça, ou Sir Nicholas de Mimsy-Porpington, é um personagem fictício da série Harry Potter. Ele é o fantasma residente na Grifinória em Hogwarts. Faleceu em 31 de outubro de 1492 e comemorou o aniversário de 500 anos de sua morte em 1992, em que convidou todos os fantasmas que conhece e também Harry, Rony e Hermione. Sir Nicholas virou fantasma porque teve medo de morrer.
  Ganhou esse apelido pela causa da morte: Uma decapitação mal-feita (segundo ele, foram 50 golpes com um machado cego). Por isso, sua cabeça está presa por um, e apenas um, nervo ao resto do corpo.
Sempre muito arrogante, mas simpático, Nick é autoritário e sempre reclama de não poder comer nos banquetes do início de ano letivo. Adora dar conselhos a Harry Potter, e este parecer ter uma ligação com o fantasma, pois é convidado à sua festa de aniversário.
  No segundo ano de Harry em Hogwarts, Nick foi petrificado por olhar diretamente nos olhos do basilisco que guardava a câmara secreta do castelo, em 18 de dezembro de 1992. Só voltou ao normal em 30 de Maio de 1993.
Às vezes reclama dos seus companheiros de desgraça, Frei Gorducho, Barão Sangrento, Dama Cinzenta e os outros fantasmas.
No segundo ano de Harry ele reclama por não poder ir a Caça dos sem Cabeça.
_________________________________________________________________

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Criaturas do Mundo de Harry Potter Parte 2


1. Bicho-Papão



   O Bicho-Papão (Rocco), ou Sem-Forma (Presença), normalmente vive confinado dentro de armários e lugares escuros. Ao ser libertado, ataca sua vítima transformando-se na coisa que a pessoa mais teme. Ninguém sabe sua real aparência. Para evitá-lo, basta soltar o feitiço Riddikulus (este feitiço faz com que a coisa medonha torne-se extremamente ridícula ao ponto de ser pateticamente engraçada).
  Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, Lupin ensina aos alunos como evitá-los.
Transformações do Bicho-Papão conhecidas:

2.Centauros

   Periculosidade: 5 (quando está calmo) a 9 (quando está furioso)
  O centauro tem cabeça, tronco e braços humanos ligados a um corpo de cavalo cujo colorido varia. Inteligente e dotado de fala humana, a rigor, não deveria ser chamado de animal, mas a seu próprio pedido foi assim classificado pelo Ministério da Magia.. O centauro habita a floresta. Acredita-se que ele teve origem na Grécia, embora haja atualmente comunidades desses animais em várias partes da Europa. As autoridades bruxas em cada país em que há centauros destinaram a eles áreas em que não serão incomodados pelos trouxas; porém, eles não têm grande necessidade de proteção bruxa, pois contam com recursos próprios para se esconder dos humanos. O modo de vida do centauro é envolto em mistério. Geralmente, eles têm tanta desconfiança de bruxos quanto de trouxas e, na realidade, parecem não fazer grande diferença entre os dois. Vivem em rebanhos que reúnem de dez a cinqüenta membros e gozam da reputação de entender de cura mágica, adivinhação, manejo do arco e astronomia.

3. Diabretes da Cornualha
   Os Diabretes da Cornualha são criaturinhas azuis que medem cerca de 30 centímetros de altura. Têm asas pequenas em relação ao tamanho de seu corpo, mas voam perfeitamente com elas. Adoram realizar brincadeiras de mau gosto, sendo a mais comum suspender as pessoas pelas orelhas e depois enroscá-las em lugares altos.
  A realização de feitiços como o Immobilus pode ser eficaz contra estes monstrinhos, mas o feitiço Peskipiksi Pesternomi convence-os a pararem com suas travessuras, enquanto o feitiço Rictusempra serve para atordoá-los temporariamente.
Periculosidade: 3.

4.Dilatex
  Dilátex é um peixe fictício que aparece na série de livros Harry Potter. Segundo a saga, o peixe é esférico e sarapintado, e caracteriza-se por duas longas pernas que terminam em pés palmados. Habita os lagos profundos cujos leitos rondam à procura de alimento, preferindo lesmas-d'água. O dilátex não é particularmente perigoso, embora goste de roer pés e roupas de nadadores.
  É considerado uma praga pelos sereianos, que se livram dele dando nós em suas pernas elásticas; o dilátex é, então, carregado embora pela correnteza e sendo incapaz de se orientar não consegue voltar até ser desamarrado, o que pode levar horas. A família Lovegood aprecia a sopa preparada a partir deste peixe.
  De acordo com Luna Lovegood, raiz-de-cuia é ótima proteção contra dilátex vorazes, muito embora não se saiba se isso é verdade.
Periculosidade: 8 (4 se for enfrentado por um bruxo competente)

5.Dragão
  Sem dúvida, o animal mitológico mais famoso. A fêmea em geral é maior e mais agressiva que o macho. Existem dez espécies distintas de dragões, embora se saiba que às vezes elas se entrecruzem e criem dragões mestiços. As seguintes espécies existentes de dragões são:


Nome originalNome RoccoNome Presença
Ukranian IronbellyBarriga-de-Ferro UcranianoBarriga-de-Ferro Ucraniano
Romanian LonghornChifres-Longos RomenoChifre-Longo da Roménia
Peruvian VipertoothDente-de-Víbora PeruanoDente-de-Víbora Peruano
Norwegian RidgebackDorso-Cristado Norueguês (O bebê Norberto)Dragão Norueguês (O bebê Norberto)
Chinese FireballMeteoro-Chinês (ou Dragão Leonino)Bola-de-Fogo Chinês (ou Leão-Dragão)
Hebridean BlackNegro das Ilhas HébridasHebridense-Negro
Antipodean OpaleyeOlho-de-OpalaAntípoda-Opalino
Hungarian HorntallRabo-Córneo HúngaroCauda-de-Chifre da Hungria
Common Welsh GreenVerde-Galês ComumVerde-Comum de Gales
Swedish Short-SnoutFocinho-Curto SuecoFocinho-Curto da Suécia

Criaturas do Mundo de Harry Potter Parte 1


     Para relembrar as criaturas do mundo de Harry Potter resolvemos fazer uma série em varias partes sobre elas, acompanhe e relembre momentos inesquecíveis.

1.Acromantula

Periculosidade: 9
  Classificação do Ministério da Magia: XXXXX (mata bruxos/impossível treinar ou domesticar)
  Acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana. É originária da Ilha de Bornéu, onde habita a floresta tropical. Suas características incluem pêlos negros e grossos que lhe cobrem o corpo, pernas que têm uma envergadura que pode abranger até quatro metros e meio, pinças que produzem um estalido distinto quando ela se excita ou se irrita; e, finalmente, produz uma secreção venenosa e tece teias abobadadas no solo.
  A acromântula é carnívora e prefere presas de grande porte. A fêmea é maior do que o macho e pode pôr até cem ovos de cada vez. Macios e brancos, eles têm o tamanho de uma bola inflável de piscina. Os filhotes nascem de seis a oito semanas após a postura. Os ovos de acromântula são classificados como "Artigo Não-Comerciável Classe A" pelo Departamento para '''Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas''', o que significa que sua importação ou venda é punida com severidade.
  Acredita-se que esse animal foi desenvolvido por bruxos, possivelmente com a finalidade de guardar suas casas ou tesouros, como acontece com a maioria dos seres criados por meio de magia. Apesar de sua inteligência quase humana, a acromântula, no entanto, não é treinável e oferece extremo perigo tanto a bruxos como trouxas.
  Na história, existe uma colônia de acromântulas na Floresta Proibida. Tinha como fundador e chefe (até 1997) Aragogue, que era um animal de estimação de Hagrid em 1942, quando foi acusado por Tom Riddle de ser o monstro que habitava a Câmara Secreta e matara uma estudante. Aragogue tinha como esposa Mosague e milhares de filhos.

2. Agoureiro
Periculosidade: 0 a 3
    Classificação do Ministério da Magia: XX (inofensivo/pode ser domesticado)
     O agoureiro é nativo da Grâ-Bretanha e da Irlanda, embora por vezes seja encontrado em outros países donorte europeu. Pássaro magro e de aspecto tristonho, que lembra um abutre pequeno e mal-nutrido, o agoureiro é preto-esverdeado. É extremamente tímido, faz ninhos em moitas espinhosas, come grandes insetos e fadas, só voa sob chuva pesada e, no restante do tempo, fica escondido em seu ninho em feitio de lágrima.
   O agoureiro tem um canto baixo e soluçante característico, que se acreditava anunciar a morte. Os bruxos evitavam os ninhos de agoureiro com medo de ouvir esse som de partir o coração, e acredita-se que mais de um bruxo sofreu um ataque cardíaco, ao passar por uma moita e ouvir o lamento de um agoureiro escondido. Com o tempo, porém, pesquisas pacientes do bruxo Gulliver Pokeby revelaram que esse pássaro simplesmente anuncia a aproximação da chuva. Desde então, ele entrou na moda como barômetro caseiro, embora haja quem ache difícil aturar o seu lamento contínuo durante os meses de inverno. As penas do agoureiro não podem ser usadas como canetas, porque repelem tinta.

3.Bandinho
Classificação do Ministério da Magia: XXX (bruxo competente pode enfrentar)
   O bandinho é encontrado no mundo inteiro. Ele infesta as casas, perito que é em se infiltrar sob as tábuas do soalho e rodapés. A presença do bandinho em geral é anunciada por um fedor de decomposição. Ele secreta uma substância que pode apodrece até as fundações de habitações em que se encontra. Quando em repouso, o inseto lembra uma mancha de fungo esverdeado dotada de olhos, embora quando se assuste ele fuja com suas numerosas perninhas finas. Alimenta-se de sujeira. Os Feitiços de Limpeza acabam com a infestação de bandinhos em uma casa, mas se seu dono deixou que os insetos proliferassem livremente, ele deverá entrar em contato com o Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas (Subdivisão de Pragas) antes que a casa desmorone. A secreção de bandinho diluída é usada para preparar certos fluidos mágicos de limpeza.

4.Berretes Vermelhos
       Essas criaturas anãs vivem em crateras de antigos campos de batalha ou onde quer que o sangue humano tenha sido derramado. São criaturas inescrupulosas que felicitam-se em ver morte e dor e também alimentam-se desses corpos em decomposição.
  Barretes Vermelhos são consideradas criaturas agourentas, cuja presença pode significar também a chegada da morte.
Periculosidade: 5




5. Basilisco


Periculosidade: 10
  Classificação do Ministério da Magia: XXXXX (mata bruxos/impossível treinar ou domesticar)
 O Basilisco é também chamado King of Serpents (Rei das Cobras). 
   O primeiro basilisco e que se tem notícia foi criado por Herpo, o Sujo, um bruxo das trevas de nacionalidade grega e ofidiglota, que descobriu, após muitas experiências, que um ovo de galinha chocado por um sapo produzia uma cobra gigantesca dotada de poderes extraordinariamente perigosos. O basilisco é uma cobra verde-vivo que pode alcançar quinze metros de comprimento. O macho tem uma pluma vermelha na cabeça. Suas presas são excepcionalmente venenosas, mas seu órgão de ataque mais poderoso são os grandes olhos amarelos. 
  A pessoa que o encara sofre morte instantânea. Se a fonte de alimentos é suficiente (o basilisco come mamíferos e aves e a maioria dos répteis), ele pode atingir uma idade avançada. Acredita-se que o espécime de Herpo, o Sujo, viveu quase novecentos anos. 
  A criação foi declarada ilegal desde a época medieval, embora a prática seja facilmente dissimulável, pois basta remover o ovo de galinha do choco do sapo quando o Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas aparece à porta. 
 Contudo, uma vez que os basiliscos não são controláveis, exceto por ofidiglotas, eles oferecem tanto perigo à maioria dos bruxos das trevas quanto a qualquer outra pessoa, e não há registros de basiliscos na Grã-Bretanha nos últimos quatrocentos anos.

Curiosidades Sobre Harry Potter Parte 4




- Foi Rabicho que recuperou a varinha de Voldemort após o que aconteceu na noite em que tentou matar Harry.

- A maior tentação de J.K., se pudesse escolher uma das relíquias, seria optar pela Pedra da Ressurreição.

- O terceiro cheiro que Hermione sentiu na poção do amor na sala de Slughorn foi o cheiro do cabelo de Rony.

- Harry Potter é o 2º livro mais vendido do mundo, perdendo apenas para a Bíblia.

- A morte de Edwiges representa a perda da inocência e segurança, o fim da infância de Harry.

- Harry e Voldemort eram descendentes dos Peverell.

- Harry Potter já passou 228 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times.

- “Harry Potter e as Relíquias da Morte” foi 9º assunto mais comentado do twitter no ano de 2010, segundo a própria rede.

Curiosidades Sobre Harry Potter Parte 3



- As quatro casas de Hogwarts correspondem aos quatro elementos. Grifinória é o fogo, Corvinal é o ar, Lufa-Lufa é a terra e Sonserina é água.

- Uma pena de escrever mágica detecta o nascimento de cada criança bruxa e registra num livro. Depois, Professora McGonagall envia uma coruja a cada criança, quando esta completa 11 anos.

- Os personagens das pinturas podem apenas se mover para as outras pinturas em que foram retratados.

- O único Comensal da Morte capaz de produzir um patrono era Severo Snape. Seu pensamento feliz era Lílian Potter.

- Atualmente, entre as plataformas 9 e 10, em Kings Cross (Londres), existe uma placa escrito “Plataforma 9 ¾” em homenagem a Harry Potter.

- Se um trouxa avistar Hogwarts ele apenas verá um castelo em ruínas, com uma placa: Não se aproxime, construção perigosa.

- A atriz Shirley Henderson que interpreta a Murta Que Geme tinha 37 anos e foi a atriz mais velha a ser uma aluna da escola de Hogwarts.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 está na quarta colocação de maior bilheteria mundial.

- Tom Felton recebeu uma carta de J.K. Rowling parabenizando a sua atuação em O Enigma do Príncipe. Ele emoldurou a carta.

Curiosidades sobre harry potter parte 2



- Em Harry Potter e a Câmara Secreta, nem os espectadores e nem os realizadores sabiam o significado de Harry perfurar o diário de Tom Riddle com a presa do basilisco. Naquele momento, J.K. Rowling ainda não tinha explicado a natureza das Horcruxes.

- A morte dos pais de Harry, o flashback que aparece quando Hagrid conta para Harry sobre o seu passado, aquela sequência que mostra Voldemort matando Lílian e Tiago Potter, foi escrita por J.K. Os produtores do filme afirmaram que só a autora poderia reconstituir o que aconteceu naquela noite.

- Um prêmio antigo de Voldemort em Hogwarts. Sim, meus caros! Lembram quando Hermione leva Harry para a sala dos troféus para mostrar que ele conseguiria se dar bem como jogador de quadribol? Então, do lado há um troféu concedido a Tom M. Riddle por serviços prestados à escola. Ele foi condecorado cerca de 50 anos antes por, supostamente, descobrir quem abriu a Câmara Secreta.

- Em O Prisioneiro de Azkaban, para se transformar em Perebas, Timothy Spall foi caracterizado como um roedor. Ganhou uma peruca com fios semelhantes a pelos de rato, dentes e unhas postiças e roupas cinzas. O restante ficou por conta da computação gráfica.

- O site para Harry Potter da Scholastic: http://harrypotter.scholastic.com/

- A câmera de Colin Creevey não trabalha à bateria, mas à magia envolta por Hogwarts. Ele revela as fotos a partir de uma poção mágica de revelação que permite que as figuras movam-se dentro da foto.

Curiosidades sobre Harry Potter Parte 1



- David Heyman, em 1997, leu o manuscrito não publicado de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

- As capas da Edição de Aniversário de 15 anos da série Harry Potter serão lançadas em Agosto de 2013.

- O Mundo de Bruxaria imaginado por J.K. Rowling se tornou uma realidade nas telas em uma antiga fábrica da Rolls-Royce, onde aviões eram fabricados durante a Segunda Guerra Mundial.

- Em 1997, a Warner Bros concordou em trabalhar com o produtor de cinema britânico David Heyman para fazer o primeiro filme da série, nos EUA.

- O armário de Harry sob a escada foi o menor cenário criado para todos os filmes.

- Richard Harris foi o primeiro Dumbledore nas telonas, interpretou o nosso querido diretor nos dois primeiros
filmes. A neta de Richard foi fator decisivo para que o ator aceitasse o papel. Ela disse a seu avô que caso não fosse Dumbledore nos filmes, nunca mais falaria com ele. Richard morreu em outubro de 2002.

Michael Gambon assumiu o papel para interpretar Dumbledore em O Prisioneiro de Azkaban.